Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Usinas hidrelétricas no Brasil

23

A primeira usina hidrelétrica (ou hidroelétrica) a atender o público em geral no Brasil foi a Usina de Marmelos, na cidade mineira de Juiz de Fora, que usava água do Rio Paraibuna e foi inaugurada no começo de setembro de 1889.

O industrial Bernardo Mascarenhas foi o responsável pela iniciativa, a primeira grande usina hidroelétrica do subcontinente sul-americano. Além de querer energia elétrica para modernizar sua indústria têxtil, ele fechou um acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora.

Criou a Companhia Mineira de Eletricidade, que se tornou responsável pelo fornecimento de energia para a cidade e arredores, permitindo que a iluminação pública da urbe deixasse de ser a gás e passasse a ser feita com energia elétrica.

Depois de sucessivas expansões, a usina pioneira, ainda em funcionamento, alcançou 4 MW de potência instalada.

USINAS HIDRELÉTRICAS NO BRASIL

Usina Hidrelétrica de Jatobá

As usinas hidrelétricas no brasil são parte do que permite que a matriz energética brasileira seja aquela com maior proporção de energia fornecida por fontes de energia renováveis em todo mundo industrializado.

Nas últimas quatro décadas, especificamente, o Brasil passou a explorar intensamente seu potencial hidroelétrico, o que levou a grandes obras de usinas, como a de Itaipu, empreendimento binacional de Brasil e Paraguai, Monte Belo, alvo de críticas de movimentos sociais, ambientalistas e de ativistas, e Tucuruí.

Quase metade do consumo de energia no país é obtida de fontes renováveis, o que diminui a exposição do país ao risco de escassez energética pela exaustão de reservas energéticas de combustíveis fósseis.



Além disso, muitas dessas fontes não dependem para sua exploração da emissão de gases poluentes que causam doenças respiratórias ou agravam o Aquecimento Global. É importante que haja o consumo consciente, para isso veja como economizar energia.

Três quartos da energia elétrica do país são produzidas pelas usinas hidrelétricas. Apesar da enorme participação da energia produzida por essas usinas na matriz energética brasileira, estima-se que, nas próximas décadas, o potencial hidroelétrico do país terá sido completamente explorado.

O Brasil, então, deverá depender de outras fontes de energia para fazer frente aos aumentos de demanda de energia trazidos pelo crescimento populacional e pela expansão econômica.

Entre as fontes renováveis que poderão absorver parte desse aumento de demanda energética estão o vento – o Brasil é o décimo maior produtor de energia eólica do mundo – e o Sol, com a expansão do uso da energia solar.

COMO FUNCIONA UMA USINA DE HIDRELÉTRICA

Em uma usina hidroelétrica, a água represada por uma barreira é liberada pela abertura da comporta. Essa água pode então movimentar turbinas. Esse movimento das turbinas, por sua vez, produz corrente elétrica, que as linhas de transmissão distribuem para consumidores em empresas, residências, ruas e outros locais, para usos como iluminação, produção de mercadorias, uso de aparelhos eletrônicos de consumo, tecnologia médica, etc.

4 PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DO BRASIL

É importante ressaltar que mesmo que nosso país possua várias usinas hidroelétricas também são utilizadas fontes de energia renováveis (solar, eólica, biomassa) e também fontes de energia não renováveis (petróleo, carvão, gás natural).

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Localizada na fronteira com o Paraguai, país com quem o Brasil estabeleceu uma parceira para exploração energética do Rio Paraná, na fronteira entre os dois países. Ela foi inaugurada em 1984 e, até a inauguração em 2003 da Hidrelétrica das Três Gargantas, na República Popular da China, era a maior usina hidroelétrica do mundo em capacidade instalada.

Usina Hidrelétrica de Tucuruí

Usina Hidrelétrica de Tucuruí

Localizada no Pará, no Rio Tocantins, é a quinta maior usina do mundo em capacidade instalada. Inaugurada em 1984, sofreu entre os anos 90 e o começo do atual século um processo de reformas que expandiu sua capacidade geradora de energia.

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

A primeira turbina da usina localizada no Pará, no Rio Xingu, entrou em funcionamento em 2016. Quando completada por volta de 2019, a usina deverá ser, em capacidade instalada, a quarta maior usina do mundo, a segunda maior do Brasil, depois de Itaipu, e a primeira usina dentre aquelas exclusivamente brasileiras.

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

Foi inaugurada em 1978. Localiza-se no estado de São Paulo, no Rio Paraná. Possui um reservatório de cerca de 1.200 quilômetros quadrados.