Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Fontes de Energia Sustentáveis – O que são? Exemplos e Importância

As Fontes de Energia Sustentáveis são consideradas por serem fontes renováveis de energia, as quais, em parte, não degradam o meio ambiente. Veja Exemplos.

33

O QUE SÃO FONTES DE ENERGIA SUSTENTÁVEIS?

São chamadas fontes de energia sustentáveis aquelas fontes de energia cuja exploração permite a satisfação das necessidades energéticas de seus usuários sem confrontá-los e sem confrontar as gerações vindouras com o espectro de sua exaustão e sem causar efeitos colaterais – especialmente de natureza ambiental – de grande monta.

Desse modo, o conceito de fontes de energia sustentáveis aproxima-se do conceito de fontes de energia renováveis – aquelas que são repostas pela Natureza em um ritmo compatível com o das necessidades das sociedades humanas.

Pode haver controvérsias quanto à classificação desta ou daquela fonte de energia como sustentáveis, a depender das avaliações que se façam devido o impacto ambiental produzido por essas fontes.


EXEMPLOS DE FONTES DE ENERGIA SUSTENTÁVEIS

Exemplos de Fontes de Energia Sustentáveis

Seguem abaixo alguns exemplos de fontes de energia sustentáveis:

  • Energia eólica: É obtiva por meio do vento, o qual gira as hélices do aparelho aerogerador. Estes aparelhos são utilizados em locais onde há muitos ventos, os quais proporcionam a geração de energia eólica;
  • Energia geotérmica: Este tipo de energia é obtido por meio do calor que é emanado no centro do planeta terra;
  • Energia hidroelétrica: É produzida pela transformação em cinética da energia potencial das águas represadas dos rios, que são repostas pelas chuvas, no contexto do ciclo hidrológico, também chamado de ciclo da água;
  • Energia solar: O sol emana raios solares os quais atravessam o vácuo do espaço e chega ao planeta Terra, onde é aproveitada através de painéis solares fotovoltaicos.

ENERGIA NÃO SUSTENTÁVEL – COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Pode se dizer que os combustíveis fósseis são fontes não sustentáveis de energia, pois são fontes de energia não renováveis.

Combustíveis Fósseis São Fontes de Energia Não Renováveis

São exemplos de combustíveis fósseis:

  • Petróleo;
  • Carvão;
  • Gás natural.

Os combustíveis fósseis são fontes de energia não renováveis, cujo uso leva à emissão de gás carbônico, causador do efeito estufa. Este tipo de energia poderá se esgotar um dia, por conta da demasiada utilização (extração) de seus compostos da natureza.

IMPORTÂNCIA DAS FONTES DE ENERGIA SUSTENTÁVEIS

O uso da energia sustentável é, assim como o uso eficiente da energia (evitando desperdiçá-la e desenvolvendo métodos para realizar os objetivos das pessoas com menos dispêndio de energia), um dos pilares do que se convencionou chamar de energia sustentável.

A ideia de uso sustentável de energia liga-se à ideia de desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável é aquele que permite a satisfação das necessidades humanas sem que sejam exauridos os recursos naturais para as gerações vindouras.

Desenvolvimento Sustentável - Fontes de Energia Sustentáveis

Para evitar que a escassez enérgica e a degradação do meio ambiente causem graves problemas econômicos e sociais e ameacem a humanidade com enormes deslocamentos humanos e graves conflitos geopolíticos, é necessário que aumente a proporção da energia usada pela humanidade que é proveniente de fontes de energia renováveis.

Para que seja bem-sucedida a transição de uma economia dependente de combustíveis fósseis para uma economia baseada em fontes de energia sustentáveis deverão ser feitos mais investimentos em pesquisas, para tornar mais barata a exploração dessas fontes, e em infraestrutura (usinas hidroelétricas, células fotovoltaicas, turbinas de vento, etc.).


ENERGIAS SUSTENTÁVEIS – PRÓS E CONTRAS – HIDROELÉTRICA E EÓLICA

Todas as fontes de energia, sustentáveis ou não, (e, portanto, também, as energias que elas geram) possuem prós e contras. A seguir, estão explicados com mais extensamente dois tipos de energia geralmente consideradas sustentáveis, a hidroelétrica e a eólica.

Energia Hidroelétrica

Energia Hidrelétrica - Fontes de Energia Sustentáveis

A energia hidroelétrica é obtida através da transformação da energia potencial da água represada em energia cinética, que move turbinas hidroelétricas e gera eletricidade.

Entre as vantagens das usinas hidroelétricas, podem ser listados o fato de que elas costumam funcionar por muito tempo – há hidroelétricas operando há mais de 100 anos – e de que produzem energia limpa (razoavelmente).

Entre os fatores negativos associados à energia hidroelétrica, podem ser mencionados o fato de que, não raro, a construção de usinas exige o deslocamento de habitantes que vivem nos locais escolhidos para construção e a emissão de gás carbônico no seu período de construção.



Entre as energias consideradas sustentáveis, a energia hidroelétrica está entre as mais utilizadas, no mundo em geral e no Brasil em especial. Ela é parte significativa da matriz energética brasileira. Contudo, o potencial hidroelétrico do Brasil está perto do aproveitamento pleno, o que significa que será necessário diversificar mais a matriz enérgica do país à medida que as necessidades da energia crescer.

Energia Eólica

Energia Eólica - Fontes de Energia Sustentáveis
A energia eólica é aquela produzida pelo vento, que empurra mecanismos que transformam a energia cinética do ar em movimento em energia elétrica.

Entre as vantagens da energia eólica está o fato de não ser sua produção acompanhada da emissão de poluentes.

Entre as desvantagens da energia eólica está o fato de que ela exige a disponibilização de grandes áreas para produzir quantidades significativas de energia.

Outra dificuldade apresentada para a adoção mais ampla da energia eólica é o fato de sua produção ser dependente dos ventos, que são intermitentes – o que significa que, a não ser que seja armazenada para uso posterior, a energia eólica pode não estar disponível quando se precisar dela (horários de pico de consumo, por exemplo).