Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Fontes de Energia que Poderão ter um Enorme Papel no Futuro

19

A energia – principalmente sua quantidade disponível para uso, seu custo e o efeito que sua geração tem sobre o ambiente – é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento econômico humano.

Procurando atender as necessidades energéticas da humanidade, driblar a possibilidade de exaustão das fontes energéticas de que a humanidade depende agora e evitar que a geração de energia cause graves danos ao meio ambiente, cientistas têm trabalhado na criação ou aperfeiçoamento de certas fontes de energia.

Os métodos de geração de energia elencados a seguir estão entre as esperanças de energia abundante e limpa para as décadas que virão. Com sorte, estarão prontos para o protagonismo antes que as jazidas de combustíveis fósseis, não-renováveis e poluidores, tenham sido reduzidas pelo consumo a ponto de pressionar perigosamente as economias e antes que a poluição tenha causado danos catastróficos.

Painéis solares no espaço

Cerca de metade da energia que o Sol emite na direção da Terra não chega a passar pela atmosfera do nosso planeta. Além disso, apenas uma pequena parte da energia emitida pelo Sol é irradiada na direção do planeta azul. Teoriza-se que a instalação de painéis solares no espaço que sejam alimentados por espelhos ou refletores dirigindo a energia solar para eles poderia ajudar na satisfação das necessidades energéticas da Terra.

A energia solar captada no espaço seria transformada em micro-ondas e enviada para a Terra, onde seria convertida em energia elétrica para consumo em residências, negócios, etc.

A ideia de captação de energia solar no espaço já esteve nas histórias de ficção científica Isaac Asimov, nascido entre o final de 1919 e o começo de 1920 no que depois se tornou a União Soviética e naturalizado americano. Ela pode estar a caminho de sair da ficção científica para se tornar sólida realidade.

Em março do ano de 2015, a agência japonesa responsável pela exploração aeroespacial revelou estar trabalhando na transmissão de energia na forma de micro-ondas, tendo obtido sucesso em uma transmissão de quase dois mil watts (dois mil joules por segundo) pela distância de 50 metros.

Fusão nuclear

O uso controlado da fusão nuclear, o processo que fornece a energia das estrelas, como o Sol e Alfa Centauro, e das armas termonucleares (bombas de hidrogênio) é uma possibilidade de geração de energia limpa e abundante no futuro. Em vez de acontecer a quebra de átomos (como na fusão nuclear, usada nas usinas nucleares atuais), átomos são fundidos, formando átomos mais lesados e liberando energia.

Um reator de fusão deve ser concluído na França em 2027. Poderá ser um importante marco no processo de viabilização comercial dessa tecnologia.

Energia maremotriz

A energia maremotriz é a energia obtida do movimento das marés, que pode ser usada para gerar diversos tipos de energia, entre eles a elétrica. Entre os países que têm explorado essa energia para a geração de energia elétrica estão a Coreia do Sul, a China e a Irlanda do Norte, que fica no Reino Unido.

Lixo nuclear

A GE Hitachi Nuclear Energy, aliança formada pela empresa japonesa Hitachi e pela americana General Eletric, é especialista em serviços e produtos ligados à energia nuclear. Ela tem trabalhado na ideia de processar lixo radioativo de modo a reduzir drasticamente a meia-vida (período que metade de uma massa de elemento radioativo leva para se desintegrar) dele e tornar aproveitável a energia liberada por ele na forma de radiação.

Energia geotérmica

À medida que vai aumentando a capacidade de explorar camadas mais profundas da crosta terrestre – quanto mais profundo, mais quente – , mais provável fica parecendo que a energia geotérmica vá ganhando espaço nas matrizes enérgicas nas próximas décadas. Especialistas acreditam que as usinas geotérmicas do futuro poderão produzir até dez vezes mais energia do que as de hoje.