Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

O que São Fontes de Energia Não Renováveis? Exemplos, Importância e Riscos

As Fontes de Energia não Renováveis são encontradas na natureza, também chamadas de combustíveis fósseis como Petróleo, Gás Natural, Carvão e Urânio.

30

O que são Fontes de Energia Não Renováveis? São chamadas fontes de energia não renováveis são os recursos naturais que não se repõe em um ritmo compatível com o da ação humana e que podem, portanto, esgotar-se devido ao nosso consumo de energia.

Esse tipo de energia, costuma passar por um vasto processo de produção após sua extração da natureza, diferentemente das energias renováveis, que são produzidas, esse tipo de energia é transformado, passa por um processo industrial em uma usina, antes de ser utilizado pelo homem.

EXEMPLOS DE FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS

 

Gás-Natural-Energia-Não-Renovável

São, portanto, fontes de energia não renováveis as fontes de energia que podem se esgotar devido ao consumo humano, em sua maioria, são combustíveis fósseis, veja exemplos:

  • Petróleo;
  • Gás Natural;
  • Carvão Mineral;
  • Urânio.

Há também as fontes de energia renováveis, que não se esgotam com o uso humano, como: Sol (energia solar), Rios (energia hidráulica), Vento (energia eólica).

Essas fontes de energia possuem produção subterrânea e podem levar centenas de anos no seio da terrestre para serem produzidos. O urânio é um elemento radioativo, usado em usinas nucleares como as de Angra 1 e de Angra 2.

IMPORTÂNCIA DAS FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS

Energias Não Renováveis

As fontes de energia não renováveis respondem por uma grande fatia da energia que os seres humanos usam para satisfazer necessidades tais como cozinhar, transportar pessoas e produtos e mover as engrenagens da indústria.

O petróleo, por exemplo, que, graças a sua facilidade de transporte, a sua elevada densidade energética e a sua relativa abundância, tornou-se no Século XX a principal fonte de energia do mundo, responde por cerca de dois quintos de toda energia consumida nos Estados Unidos, especialmente na forma de combustíveis como a gasolina.

O Gás natural e Carvão Mineral são responsáveis juntos por cerca de três quintos da energia elétrica produzida no planeta.

FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS E OS RISCOS QUE ELAS APRESENTAM

Entre os riscos que as fontes de energia não renováveis apresentam para a espécie humana, pode ser mencionada a escassez (estima-se que se o consumo atual permanecer constante, as reservas conhecidas de petróleo durarão pouco mais de um século).

Riscos das Fontes de energia não renováveis

Outro problema associado às fontes de energia não renováveis mais comuns é que elas são responsáveis pela emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono, um dos gases causadores do Aquecimento Global, ou, no caso do urânio, podem dar origem a acidentes nucleares.

A instabilidade política a que muitos dos países exportadores de petróleo estão sujeitos pode causar desabastecimento mundial do produto mesmo antes que as reservas dele se esgotem.

O uso político do petróleo como agente de poder de barganha e pressão, como já aconteceu em nossa história recente, também mostra que os países importadores de petróleo, em certas condições, podem ser bastante vulneráveis à “chantagem” petrolífera.



Os inconvenientes e perigos associados às fontes de energia não renováveis têm, já há algum tempo, estimulado pesquisas e investimentos em infraestrutura com o objetivo de proporcionar uma transição para uma economia em que os tipos de energia renováveis (tais como energia hidroelétrica, energia eólica, energia solar e energia geotérmica) possam satisfazer as necessidades energéticas da humanidade.

Embora seja verdade que as fontes de energia renováveis estejam cada vez mais baratas e práticas, ainda falta muito para que elas possam substituir completamente as fontes de energia não-renováveis, que ainda formam um dos pilares das economias modernas.

Poucos países podem se gabar de uma matriz energética (composição por fonte da energia que satisfaz as necessidades de um grupo humano) como a do Brasil. Mais de dois quintos das necessidades energéticas do país são atendidas por energia produzida a partir de fontes renováveis como a água das hidroelétricas e biomassa como a cana-de-açúcar.