Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Energia Solar – Vantagens e Desvantagens

A energia solar é um tipo de energia renovável que vem tem tido seu uso amplamente aumentado no cenário energético mundial. Sabia quais as vantagens de desvantagens do uso energia solar.

34

A Energia Solar tem ganhado espaço ao redor do mundo nos últimos anos, dado que a humanidade vem procurando novas maneiras suprir o consumo de energia mundial com fontes de energia renováveis, as quais não possuam escassez, a fim de satisfazer as necessidades energéticas do planeta.

A energia obtiva através de painéis solares (fotovoltaicos) é um exemplo de energia sustentável, que vem sendo utilizada cada vez mais no Brasil e no mundo como uma alternativa às obtiva através das fontes de energia não renováveis.

A energia solar, como o nome facilmente dá a entender, é a energia oriunda do Sol. Outras formas de energia, como aquela armazenada na biomassa pelo processo de fotossíntese, têm origem remota na radiação solar que chega à Terra, mas costuma-se chamar de energia solar aquela captada pelo homem diretamente da luz ou do calor do Sol pelos painéis solares fotovoltaicos.

COMO É PRODUZIDA A ENERGIA SOLAR?

Como é Produzida a Energia Solar

Uma das técnicas para fazer uso da energia que o Sol fornece ao nosso planeta baseia-se no uso de aparelhos chamados coletores solares, os quais coletam o calor solar e transmitem-no para um fluido como a água, permitindo, por exemplo, que uma residência poupe a energia elétrica que teria sido gasta para aquecer água para banhos ou outros usos.

Também se pode obter eletricidade da energia solar. Células fotovoltaicas são sistemas que transformam a energia do sol em corrente elétrica, que pode ser usado em residências, por exemplo.

Em maior escala, usinas solares fotovoltaicas usam o método fotovoltaico para produzir maiores quantidades de energia elétrica para ser distribuído para os consumidores.

As usinas solares também podem ser heliotérmicas: são aquelas em que radiação infravermelha oriunda do Sol é usada para gerar vapor, o qual move turbinas, o que gera energia elétrica, de modo parecido com o que acontece com a água que move turbinas nas hidroelétricas.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR E SUA IMPORTÂNCIA

A energia solar é uma energia renovável, considerada uma energia sustentável, diferente, por exemplo, das fontes de energia fósseis, como petróleo, carvão e gás natural ou elementos radioativos como o urânio. As reservas dessas fontes de energia são limitadas e, portanto, podem se esgotar devido ao consumo humano.

Energia Solar É Sustentável

Além de ser um tipo renovável de energia, o que poupa a humanidade do risco de seu esgotamento, a energia solar é um tipo de energia limpa, pois sua exploração não leva à emissão de resíduos e gases poluentes, não agravando, portanto, o aquecimento global ou causando doenças respiratórias como a queima de combustíveis sólidos.

Em um país como o Brasil, de clima tropical e potencial hidroelétrico altamente explorado e previsto para ter sido integralmente explorado nas próximas décadas, a energia solar pode ser um recurso para manter alto a participação das fontes de energia renováveis na matriz energética do país.

Residências e empreendimentos como restaurantes, lojas e hospitais podem economizar energia, e consequentemente dinheiro, fazendo uso de painéis solares de células fotovoltaicas.

Têm havido grandes avanços na eficiência dos métodos de uso da energia solar e o preço da energia elétrica gerada a partir da energia solar vem caindo. Segundo a Agência de Energia Internacional, em 2050, a energia solar pode, em uma estimativa otimista, vir a responder por um quarto da energia elétrica consumida no mundo.

Atualmente, a energia solar responde por apenas 1% da eletricidade consumida no mundo, mas a produção de energia através da energia solar vem experimentando um aumento anual de 33% por cento por ano.

DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

Apesar das vantagens apontadas acima, há também desvantagens com relação à energia solar. Por exemplo, apesar das quedas nos custos de sua obtenção, ainda é mais cara do que a de outras fontes de energia tradicionais.

A energia solar depende das condições de temperatura – tempo nublado pode ser um problema – e não pode ser obtida à noite. Por isso, ela deve ser usada como complemento à energia obtida de outras fontes de energia que podem ser exploradas de maneira mais constante.

A eficiência dos métodos de transformação da radiação vinda do Sol em energia elétrica ainda não é muito grande, o que significa que grandes áreas são necessárias à obtenção de razoáveis quantidades de energia elétrica.