Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Energia Solar é Utilizada no IFRR e Deve Gerar Economia de até 25%

21

A Energia Solar já vem sendo adotada por diversas empresas e também por centenas de residências em todo país, com o intuito de economizar energia e também como forma de utilização de uma fonte de energia sustentável.

No norte do Brasil o IFRR – Instituto Federal de Roraima passou recentemente a adotar a utilização de energia solar, através da instalação de painéis fotovoltaicos, como uma fonte de energia alternativa, o qual deverá lhe render uma economiza de até 25% na conta de luz.

A informação foi divulgada no dia 11 de outubro, quarta-feira, na qual a medida pretende reduzir o consumo de energia elétrica fornecida pela distribuidora local. A medida deverá diminuir os custos da instituição, ajudar nas possíveis faltas de energia e ainda colaborar com a utilização de uma fonte de energia limpa.

George Sterfson Barros, diretor geral do IFRR, chegou a afirmar, em 2016, que o Instituto chegou a ter suas aulas suspensas diversas vezes dadas as constantes quedas de energia elétrica no município.

ENERGIA SOLAR É GERADA ATRAVÉS DE PAINÉIS SOLARES NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (IFRR)

No total, foram instalados 265 painéis fotovoltaicos (painéis solares) no campus do IFRR, os quais deverão produzir 8.750 kWh por mês, o que representa 25% do consumo total de energia do campus, que atualmente é de 35 mil kWh por mês.

A instituição possui 521 alunos matriculados em cursos presenciais e também à distância, além de também 90 funcionários. Tanto os alunos quanto os servidores do Instituto Federal serão beneficiados com a nova medida.

Ao todo, foram gastos R$ 1,4 milhões com o projeto de implantação de energia solar no IFRR. A expectativa é que o sistema de energia solar tenha vida útil de 25 anos. Apesar de ainda estar em fase de testes, o sistema já está em funcionamento no campus Amajari, o qual já vem utilizando a energia gerada pelos painéis solares desde julho.