Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Energia Geotérmica – O que é e Como é Gerada?

18

A energia geotérmica é a energia proveniente do interior do planeta Terra, energia essa que é um resquício do calor da matéria que formou nosso planeta há alguns milhares de anos e da radiação de elementos da crosta terrestre.

O uso da energia geotérmica para banhos quentes em fontes termais data da Pré-História, ainda no Paleolítico. Desde os tempos da Antiguidade Clássica, a essa energia era usada para aquecer ambientes. Seu uso para a produção de energia elétrica é mais recente: iniciou-se no começo do Século XX.

COMO A ENERGIA GEOTÉRMICA GERA ENERGIA ELÉTRICA

A energia elétrica, é bem sabido, pode ser gerada com o uso da água de reservatórios de represas, com a queima de biomassa como o bagaço da cana-de-açúcar, com a queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral, com o uso de células fotovoltaicas, com o uso do urânio ou aproveitando-se a energia cinética do vento.

Outra maneira de produzir a energia elétrica é gerá-la partir da energia geotérmica de maneira análoga à da produção de energia elétrica em usinas termoelétricas. Basicamente, o calor do interior do planeta aquece água de lençóis freáticos, que se transforma em vapor (como os dos famosos gêiseres). Esse vapor, sob alta pressão, move uma turbina de gerador, o que produz eletricidade.

A ENERGIA GEOTÉRMICA NO MUNDO

Energia Geotérmica - usinas

Como a exploração da energia geotérmica depende em boa parte das características do local para ser viável,

países como Islândia, Quênia, Filipinas e El Salvador conseguem obter grande proporção da energia que consomem de usinas geotérmicas.

Em números absolutos, os maiores produtores são Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México e Nova Zelândia, todos com capacidade instalada superior a 1000 megawatts.

São Miguel, ilha dos Açores, arquipélago português, obtém um quarto da eletricidade que consome de energia geotérmica.

O total de capacidade de geração elétrica a partir do calor vindo do interior da Terra instalada no mundo está em por volta de 13.000 megawatts, mas pesquisas indicam que essa capacidade pode ser decuplicada (ou seja, multiplicada por dez).

Contudo, alguns países certamente estão mais bem posicionados do que outros para explorar a energia geotérmica para geração de eletricidade.

VANTAGENS DA ENERGIA GEOTÉRMICA

A usina geotérmica típica emite um oitavo dos gases com carbono das usinas de carvão. A energia geotérmica é renovável, pois a humanidade só consome uma pequena parte da energia que emana do interior do nosso planeta. É preciso, porém, tomar cuidado com a possibilidade de esgotamento da energia explorável de forma viável em determinada área.

O fornecimento de eletricidade de uma usina geotérmica é razoavelmente estável em vez de intermitente como a geração de energia solar e energia eólica. A geração de energia elétrica através da energia geotérmica exige pouca área para ser feita.

O uso de energia geotérmica é bem competitivo, em termos de custos, em alguns lugares. Muitos dos países do chamado Círculo de Fogo do Pacífico (área de grande atividade vulcânica no norte do Oceano Pacífico), por exemplo, fazem uso da energia geotérmica como uma das fontes de sua energia elétrica.

DESVANTAGENS DA ENERGIA GEOTÉRMICA

Uma das desvantagens da energia elétrica gerada em usinas geotérmicas é o fato de que estas exigem que haja matéria quente acessível em profundidades relativamente pequenas para moverem as turbinas. Não é em todos os lugares que essa exigência pode ser atendida.

Outro problemas com as usinas geotérmicas é o custo inicial relativamente alto delas.

Gases como dióxido de enxofre e metais pesados como o mercúrio, que aparecem em reservatórios  geotérmicos, podem acabar liberados na natureza e causar problemas de saúde.

Boas áreas para geração de eletricidade a partir da energia geotérmica podem se situar longe dos centros urbanos que seriam os consumidores da energia, e os custos da transmissão de energia podem tornar seu custo proibitivo.

A exploração da energia geotérmica pode exacerbar a instabilidade do solo e até provocar tremores de terra nos arredores da usina geotérmica.