Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

Energia Eólica – Vantagens e Desvantagens

A Energia Eólica é um tipo de energia sustentável, também considerada limpa, além também de ser renovável. Este tipo de energia oferece diversas vantagens e também desvantagens.

40

Os seres humanos já fazem uso de diversas formas de energia limpa, como a energia eólica por exemplo, para realizar muitas de suas atividades. As economias modernas dependem da disponibilidade de grandes quantidades de energia. Estima-se que, apenas no ano de 2013, o consumo de energia da humanidade foi de cerca de 160 bilhões de milhões de Watts-hora.

Entre as fontes que os seres humanos usam para gerar a energia de que fazem uso, estão as fontes renováveis, aquelas que a natureza repõe, e as fontes não renováveis, aquelas que podem se esgotar devido ao consumo e ao ritmo no qual as repõem que (caso as reponha).

Uma das fontes renováveis de que os seres humanos se servem está o vento, ar em movimento do qual o ser humano extrai a energia eólica.

A energia do vento pode ser convertida em energia mecânica como nos moinhos de vento, usada com velas para mover embarcações como veleiros ou ser usada para gerar energia elétrica.

No caso da geração energia elétrica, usa-se um aerogerador, um gerador ativado pelas pás de um cata-vento. Parques eólicos são espaços ocupados por vários desses aerogeradores ativados por cata-vento, que fornecem energia elétrica a uma rede de transmissão.

VANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA

Energia Eólica - Vantagens

Como dito acima, a energia eólica é extraída de uma fonte renovável, o vento, que não corre o risco de se esgotar com sua exploração pelos seres humanos.

Além disso, a produção não libera gases poluentes como os que são liberados pela queima de combustíveis fósseis e não agrava o problema do Aquecimento Global. Pode até ajudar a combatê-lo, pois a energia eólica pode substituir energia que seria obtida de combustíveis fósseis.

A geração de energia eólica em um país ou região pode diminuir a dependência de combustíveis importados, especialmente combustíveis fósseis como aqueles que são produzidos a partir de petróleo.

Dependendo do lugar em que esteja instalado um parque eólico, a energia obtida dele pode ter custo bastante competitivo mesmo quando ele é comparado ao custo de tipos de energia mais tradicionais.

Há motivos para acreditar que, na matriz energética brasileira, a energia eólica possa substituir a energia fornecida pelas usinas termoelétricas, que podem ser bastante poluentes.

Essas usinas são ativadas nos períodos de seca, quando as usinas hidroelétricas não dão conta da demanda por eletricidade – nesses períodos, os ventos do Nordeste, região com maior potencial eólico do país, estão particularmente adequados para geração de energia.

A geração de energia eólica em uma área é razoavelmente estável de um ano para o outro. Além disso, a geração de energia nos parques eólicos não é incompatível com outras formas de exploração econômica das áreas em que eles estão localizados. Um exemplo de atividade econômica que podem ser conciliados com a geração de energia eólica é a agricultura.

DESVANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA

Energia Eólica - Desvantagnes

A energia eólica é gerada através dos ventos, isso significa que não está disponível a qualquer momento ou em qualquer região. Assim sendo, ela deve servir como complemento à energia gerada por outras fontes renováveis, como a energia solar, que também faz parte das fontes de energia sustentáveis.

Um impacto ambiental a ser levado em conta é aquele constituído pelos efeitos do parque eólico sobre as aves locais: pensa-se que os hábitos migratórios delas podem ser afetados. Além disso, as aves podem chocam-se contra as pás, talvez por serem incapazes de vê-las em movimento.

O barulho produzido pelo vento chocando-se com as pás que ativam os aerogeradores e pelos mecanismos da turbina eólica pode ser significativo – embora nos modelos mais modernos esse problema seja bem menor -, e, portanto, é necessário que o parque eólico seja instalado a certa distância das cidades e povoados.