Energia Elétrica, Hídrica, Eólica, Fontes de Energia e outros

50 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica e Diminuir a Conta de Luz

62

Com o crescimento contínuo do consumo de energia no país, no âmbito industrial, empresarial, agrícola, e até mesmo familiar, o Brasil tem a cada dia demandado uma maior necessidade de produção de energia elétrica. Para o consumidor residencial, muitas vezes é necessário economizar energia ao máximo para não pagar caro no final do mês.

Para muitos, esse consumo tem gerado sérias dores de cabeça, já que no final do mês a conta de energia vem mais cara, e, a depender da bandeira tarifária adotada naquele mês, o problema pode ficar pior ainda.

Para ajudar a economizar energia, preparamos este artigo com 50 dicas para reduzir o valor na conta de luz da sua residência. Pequenas mudanças ajudam poupar energia, o que além de ajudar o planeta, também pode gerar grandes resultados no seu bolso no final do mês.

50 Dicas para Economizar Energia Elétrica

Abaixo listamos 50 dicas para economizar energia. As informações servirão para utilizar em casa, no trabalho ou onde estiver. O importante é lembrar que você deve adequar ao seu dia-a-dia aquelas que mais se aproximam da sua realidade.

É possível que você se torne um economizador de energia com todas essas informações!

1 – Desligar as lâmpadas dos cômodos vazios

Essa dica é a mais simples de todas, mas muita gente ainda tem o hábito de deixar as lâmpadas da casa inteira ligada desnecessariamente. Tente refazer este hábito desligando as luzes dos outros cômodos sempre que não estiver ocupado.

2 – Aproveite a luz do sol para realizar tarefas durante o dia

Luz-Solar-para-Para-Evitar-Ligar-as-Lâmpadas - Economizar Energia

Se forem realizar atividades escolares ou de trabalho durante o dia, coloque sua mesa ou local de trabalho próximo a uma janela e aproveite o máximo a luz do sol para não precisar ascender as lâmpadas.

3 – Mantenha os filtros do Ar-condicionado, central de ar ou Split limpos

Limpar os filtros do dos aparelhos resfriadores de ambiente além de ser higiênico ajuda a economizar energia, dado que quando estão limpos, demoram menos para ajustar a temperatura ambiente e consequentemente poderão ser utilizados por menos tempo.

Saiba qual o consumo de energia ar condicionado das principais marcas marcas.

4 – Programe o desligamento do ar-condicionado, Split ou central de ar

Se o seu aparelho de resfriamento possui essa função, utilize-a. É comum utilizarmos aparelhos de ar condicionado para deixar o ambiente agradável na hora de dormir, o problema é que esses eletrodomésticos consomem bastante energia elétrica.
Lembre-se sempre de agendar o desligamento automático para 1 ou 2 horas após se deitar, ou desligue antes de ir dormir.


5 – Use o Ferro de passar e a máquina de lavar roupas quando houver várias peças acumuladas

Esses dois eletrodomésticos consomem muita energia. A depender da situação da sua rede, é possível que haja até mesmo oscilações nas luzes ao ligar o ferro de passar.Por isso, sempre tente acumular o máximo de roupas possíveis para lavar ou passar, para assim não precisar ligar diversas vezes durante o dia/semana o seu equipamento.

Descubra o consumo de energia ferro de passar das principais marcas.

6 – Regule a temperatura do seu ar-condicionado

Regule-a-temperatura-do-ar-condicionado-para-economizar-energia

Regular a temperatura do seu ar-condicionado serve para não sobrecarregar o aparelho. Lembre-se que este esquenta bastante para produzir o ar na temperatura agradável. Isso consome bastante energia da sua rede. Quanto menos o aparelho tiver que se esforçar, menos eletricidade irá gastar.

7 – Use toalhas ou panos úmidos para umidificar o ar

Em cidades em que o clima fica bastante seco, é comum que as pessoas utilizem umidificadores de ar. Para evitar o consumo adicional de energia com o aparelho, coloque uma toalha ou pano molhado estendido no cômodo ou mesmo uma vasilha com água.

8 – Use cores claras em paredes e no teto de sua casa

Cores claras causam a impressão de claridade e refletem melhor a luz por todo o ambiente. Dessa maneira, uma lâmpada fluorescente ou lâmpada de Led, surtirá um melhor aproveitamento, mesmo durante a noite.

9 – Desligue a chave geral do seu padrão de energia quando for viajar

É comum viajar quando está de férias, ou mesmo naquele final de semana prolongado por algum feriado. Procure utilizar os alimentos que precisem ser conservados na geladeira para poder desligar a chave geral da energia de sua casa, e assim economizar energia enquanto está fora.

10 – Retire carregadores das tomadas após o carregamento

retirar-carregadores-da-tomada-para-economizar-energia

Quando seus aparelhos eletrônicos (notebook, tablet, celular e afins) estiverem carregando, fique de olho para não deixar o aparelho na tomada após o carregamento. Mesmo em stand-by, isso pode significar uma significativa redução no gasto de energia mensal.

11 – Retire os eletrodomésticos da tomada após o uso

Deixar aparelhos elétricos como:

  • Smart TV;
  • Liquidificador;
  • Microondas;
  • e outros.

Ligados após o uso pode, em alguns casos, significar um consumo desnecessário de energia.

12 – Evite deixar o Fogão ou Forno próximo da Geladeira

Deixar fogões ou fornos próximos da geladeira pode transmitir calor para ela, fazendo assim com que a geladeira necessite de mais esforço para manter seus alimentos gelados/congelados.

13 – Verifique se a borracha da porta da geladeira está em bom estado

A borracha de vedação que se encontra na porta da geladeira é responsável por impedir que o ar quente penetre no aparelho. Caso a borracha não esteja fixando corretamente a porta, troque-a para evitar o gasto desnecessário de energia.

14 – Aumente a temperatura da geladeira no inverno

Aumentar-Temperatura-Geladeira-no-Inverno-Economizando-energia

No inverno, o clima fica mais frio, o que proporciona que a geladeira se esforce menos para resfriar os alimentos. Regule a temperatura do equipamento durante esta estação do ano.

15 – Não forre as prateleiras da geladeira, isso pode dificultar a passagem do ar

Forrar as prateleiras da geladeira pode atrapalhar que o ar frio passe para os demais compartimentos. Evite fazer isto. Veja o consumo de energia geladeira das principais marcas do mercado.

16 – Utilize sensores para acender lâmpadas em escadas, corredores e locais externos

Utilizar sensores em locais de pouca movimentação pode ser uma opção prática e econômica. Os sensores permitem que as lâmpadas sejam acesas e apagadas automaticamente, apenas quando houver movimentação de pessoas no ambiente.

17 – Mantenha Lustres transparentes e globos limpos

Limpar globos e lustres ajuda a manter a máxima eficiência de sua iluminação, evitando deixar o ambiente escuro e fazendo valer a pena seu consumo de energia.


18 – Instale um sistema de geração de energia solar

Utilizar energia solar pode ser uma boa opção caso você tenha acesso a esse tipo de tecnologia. Além de ser uma fonte de energia barata, a luz solar é renovável e não prejudica o meio ambiente.

19 – Utilize um único sistema de aquecimento de água em toda sua casa

Em regiões mais frias, utilizar aquecimento residencial é comum, principalmente na hora de tomar banho. Algumas pessoas utilizam um sistema de aquecimento de água que pode ser instalado em toda a casa. Verifique se esta opção não vale a pena para você.

20 – Verifique a eficiência energética de um aparelho antes de comprá-lo

Eficiência-Energética-Inmetro-economia-de-energia

O Inmetro disponibiliza nos aparelhos eletrônicos Tabelas de consumo/eficiência energética. Essa tabela ajuda a identificar se o aparelho em questão consome muita energia. Procure sempre comprar equipamentos com o selo “A” de eficiência energética. Saiba mais sobre eficiência energética.

21 – Ao fim do expediente de trabalho, desligue os aparelhos

Caso você tenha um negócio próprio ou queira ajudar a economizar energia no seu ambiente de trabalho, desligue os aparelhos ligados antes de ir embora.

22 – Abra cortinas em casa ou no ambiente de trabalho para não utilizar luzes durante o dia

Evite utilizar lâmpadas durante o dia em seu ambiente de trabalho. Manter as cortinas abertas permite que a iluminação natural garanta a claridade no seu ambiente de trabalho ou em casa.

23 – Utilize escadas em vez de elevadores

Se você mora em um prédio com muitos andares é provável que haja pelo menos um elevador. Se você mora em um andar próximo do solo, evitar usar o elevador pode ajudar a diminuir o consumo de energia, o que pode se refletir na taxa de condomínio. Veja o consumo de energia elevador.

24 – Troque suas lâmpadas convencionais por Fluorescentes ou de Led

Use-Lâmpadas-de-Led-para-economizar-energia

Utilizar lâmpadas de LED ou Fluorescentes pode reduzir em mais da metade o gasto de energia em comparação a lâmpadas incandescentes. Veja mais sobre o consumo de energia de uma lâmpada.

25 – Evite sobrecarregar a tomada com Ts, extensões ou benjamins

O uso desses adaptadores pode sobrecarregar a tomada e os fios de sua residência. O aquecimento dos fios faz com que haja o consumo elevado de energia e ainda podem causar sobrecargas na instalação elétrica, podendo acontecer até um curto circuito.

26 – Aqueça água com aquecedores solares

Além de economizar na conta de luz, esta é uma opção eficiente para a preservação do meio ambiente.

27 – Limpar o Filtro da Máquina de Lavar

Mantenha-o-Filtro-Limpo-da-Máquina-de-Lavar-para-Economizar-Energia

Manter o filtro da máquina de lavar roupas sempre limpo, além de garantir que suas roupas fiquem bem limpas, ainda ajuda o equipamento e reduzir seu consumo energético. Veja o consumo de energia máquina de lavar roupas das principais marcas do mercado.

28 – Secadoras de roupas consomem mais

Se possível, não utilize a secadora de roupas com frequência, pois ela consome bastante energia.

29 – Desligue a TV quando não estiver assistindo

É comum as pessoas deixarem sua Televisão (TV)/Smart TV ligada mesmo que não esteja assistindo. Esta prática pode aumentar bastante sua conta de luz no final do mês, a depender de quanto tempo você deixa a TV ligada.


30 – Compre eletrodomésticos que tenham a função Timer

A função timer permite que o seu aparelho desligue automaticamente. Ar condicionado (Split/central de ar) costuma ter modelos que possuem esta funcionalidade. TV, ventiladores, maquinas de lavar também possuem modelos que permitem o desligamento automático, evitando assim o desperdício de energia quando não usado.

31 – Depois de desligar o ferro da tomada, aproveite para passar roupas leves

Passar-Roupas-Economizando-Energia-com-o-Ferro-de-Passar

Após passar todas as suas roupas mais pesadas, utilize o ferro (ainda quente) para passar roupas mais leves (roupas com o pano mais fino, lingeries, etc.).

32 – Se precisar parar de passar as roupas por algum motivo, desligue o ferro

O ferro de passar costuma utilizar uma grande quantidade de energia para ser aquecido, por isso, se precisar ir ao banheiro, atender a porta ou algo assim, desligue o ferro da tomada para poupar energia.

33 – Se usar chuveiro elétrico, tente tomar banhos curtos

Passar muito tempo debaixo do chuveiro pode não ser uma boa ideia se você possui chuveiro elétrico. Acontece que este equipamento consome uma grande quantidade de energia elétrica. Veja o consumo de energia chuveiro elétrico das principais marcas do mercado.


34 – Use afiação de boa qualidade em sua casa

Uma boa instalação elétrica pode garantir um que a energia seja bem distribuída em todos os cômodos da casa, além de evitar a perda demasiada de energia por conta do aquecimento dos fios elétricos.

35 – Use a posição “Verão” do chuveiro elétrico em dias quentes

chuveiro-elétrico-verão-economizando-energia

Caso o dia esteja quente, não há a necessidade de tomar um banho com água aquecida. Mude a posição do aparelho para “verão” para economizar.

36 – Não use a grade traseira da geladeira para secar roupas

Há quem use a grade que fica atrás da geladeira para secar sapatos e roupas. Não faça isso. Além de poder danificar o aparelho, esse procedimento pode aumentar o consumo.

37 – Caso a sua geladeira não possua a função “Frost Free” faça o degelo periodicamente

As geladeiras que não possuem a função, costumam acumular gelo no freezer, o que aumenta o consumo de energia do equipamento. Saiba como funciona o frost free.

38 – Abra o mínimo possível a porta da geladeira

Tentar abrir uma quantidade menor de vezes a porta da geladeira ajuda a reduzir o gasto de energia, pois quando a abrimos, o equipamento eleva seu trabalho para manter-se em uma temperatura específica.


39 – Não deixe o ar condicionado ligado em um ambiente desocupado

Se não há ninguém no ambiente, não há porque manter o aparelho ligado. Se vai sair por algum motivo, desligue.

40 – Feche portas e janelas ao ligar o ar condicionado

ar-condicionado-quarto-economizar-energia-elétrica

Ao liga-lo, lembre-se sempre de fechar todas as entradas/saídas de ar para melhorar a eficiência do equipamento.

41 – Feche cortinas e persianas para aproveitar acelerar a refrigeração do ambiente

Quando ligar o ar condicionado feche as cortinas/persianas para que o equipamento resfrie mais rápido o ambiente.

42 – Habilite a função Economia de Energia em seu computador ou notebook

A função possibilita desligar uma série de recursos desnecessários, afim de utilizar a energia com melhor eficiência. Veja o consumo de energia notebook de várias marcas.

43 – Ative o desligamento automático do monitor

Há a possibilidade de programar o monitor do computador para desligar após um determinado tempo. Mantenha essa função ativa. Qual o consumo de energia monitor de vários modelos.

44 – Desligue a impressora, o estabilizador, caixas de som e outros, quando não estiver usando

computador-caixas-de-som-economia-de-energia

Não deixe esses equipamentos ligados ou conectados na tomada sem necessidade.

45 – Não deixe seu Smartphone, celular, dormir com o carregador conectado

Deixar o celular ligado na tomada a noite toda, além de consumir desnecessariamente energia, pode danificar o aparelho. Veja o consumo de energia celular de diversas marcas.

46 – Não ligue o ar condicionado se não estiver tão quente

Caso não esteja tão quente, não ligue o ar condicionado. Dê preferencia ao ventilador. Se ainda estiver com calor, tome um banho (com água fria) antes de dormir.


47 – Não ligue o aquecedor se não estiver tão frio

Em dias menos frios, para quem mora principalmente na região sul, não há a necessidade de ligar o aquecedor. Use boas cobertas e tome um banho quente antes de dormir.

48 – Não durma com a TV ligada

Desligue a tv quando estiver com sono ou programe-a para desligar depois de algum tempo.

49 – Se aderir à Tarifa Branca, não use ar condicionado, chuveiro elétrico ou ferro de passar nos horários de ponta

tarifa-branca-economizar-energia

No modelo de tarifa branca, durante um determinado horário, geralmente das 18h às 21h, o valor da energia é bem mais caro que o comum, saiba mais sobre a tarifa branca, que estará em vigor a partir de 2018.

50 – Evite ligar Ar condicionado, Chuveiro Elétrico, Máquina de Lavar e Ferro elétrico ao mesmo tempo

Estes equipamentos costumam consumir uma quantidade muito grande de energia. Tente não ligar mais do que dois deles ao mesmo tempo.

As boas práticas no consumo da energia elétrica em sua residência ou no seu trabalho podem ajudar a reduzir as despesas mensais com a conta de luz e também contribuem com o meio ambiente. Verifique quais das nossas dicas se adequam à sua realidade e coloque-as em prática.